quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

A maldição dos armários assassinos


Situação 1: manhã. Em 1 hora você tem que estar no trabalho. De banho tomado, abre o armário. Desespero.


Situação 2: Tá chegando o dia do casamento daquele seu amigão, que não dá pra faltar. Além disso, a velha turma da faculdade vai estar toda lá, você tem que parecer linda (o) e maravilhosa (0) e matar todo mundo de inveja. Corte para você em frente ao armário.

Desespero.


Quantas vezes vocês já passaram por isso?

Muitas, não é? Suuper normal.

A gente compra, compra, e "nunca tem nada pra vestir". Ou pior: não gosta de nada do que tem. Como sair dessa (falta até de) saia justa?

Respire fundo e vamos lá:


Solução 1: Sem desespero e dependendo do seu local de trabalho, escolha uma calça. Se for uma empresa formal, pegue uma preta, de preferência uma que tenha o conjunto de blazer. Com isso você já resolveu 50% do problema. Ah, lembre de pegar um de cor neutra, tipo preto ou risca de giz ou bege... essas coisas. Essa não é a hora de querer inventar.

Então escolha uma camisa ou blusinha simples, com poucos detalhes, uns paetezinhos e olhe lá.

Um sapato preto fechado (tipo scarpin) ou Chanel (aquele aberto no calcanhar), uma bolsa preta média (esqueça as pequenininhas, depois conversamos sobre isso) ou, se você for homem, uma pasta preta e discreta (não vou nem mencionar a pochete, porque você não teria coragem de fazer isso) e você está com 99% do trabalho feito.

Orgulhosa (o)? Então, se você for mulher, pegue um lenço fino e longo e amarre na sua bolsa. Se for homem, coloque duas (só duas!) gotinhas de um perfume fraquinho e vá para o trabalho. Você vai se surpreender com o mais simples cai muito melhor nessas horas.


Solução 2: Arranje um tempo para sair às compras. Antes de cair em tentação e correr para as temíveis lojas de aluguel de roupas (que melhoraram muito mas ainda pecam pelo excesso), vá até as pequenas lojas no shopping que você nem olhava porque não precisava delas. Em todo shopping tem uma. Entre na loja e olhe sem compromisso. Achou um vestido curto? Ótimo. Você é convidada, não tem obrigação de ir de longo, a não ser que o casal vá fazer uma festa em um salão chiquérrimo, tipo Jóquei pra cima. Nesse caso, procure um vestido longo. Gostou de algo e não sabe que cor usar? Prove. Parece bonito no cabide mas você não sabe como ficaria no seu corpo? Prove. Está em dúvida? Prove. A grande arma do estilo é a prova. TEM que provar.

Alguns conselhos muito importantes:

1) Os brilhos nem sempre são necessários. Paetês e outras coisinhas brilhantes são lindas aos pouquinhos, mas horrorosas no exagero. Um lindo vestido de tecido fluido em dois tons, por exemplo, vale muito mais.

2) Vá até a loja Marisa mais próxima (ou similar) e compre lingerie apropriada para o vestido que vai usar. As melhores são as sem costura, que não marcam. Não tenha vergonha de comprar cintas. Elas são nossas amigas.

3) Nem só de prata e dourado vive o comércio de sapatos. Existem vários tons metalizados bonitos e o preto ainda resolve muito problema de estilo.

4) Brincos grandes só com gargantilhas bem finas ou sem nada no pescoço. Brincos pequenos pedem cordões, mas tudo tem que ser muito discreto. Casamento não é carnaval.

5) Vá ao cabelereiro e peça algo discreto. Faça as unhas e maquiagem. Mostre o que você gosta e esconda o que não acha bom.


E não se esqueça: quem se conhece sabe o que fica bom ou ruim dos cabelos até as unhas. Ah, e o espelho é um aliado, não um inimigo. Aprenda com ele.

Nenhum comentário: